sexta-feira, 11 de março de 2011

Biografia Marilyn Monroe

Chega nasceu Norma Jean Mortenson em 01 de junho de 1926, em Los Angeles, Califórnia. Sua mãe era viúva filme cortador. Norma nunca soube que seu pai era. Seu último nome foi mudado mais tarde para o padeiro, depois de um dos namorados de sua mãe. Sua mãe acabou sucumbindo à doença mental e Norma morava em uma série de orfanatos e lares adotivos. Em um dos orfanatos, foi pago um centavo por mês para trabalhar na cozinha, tendo que pagar um centavo todos os domingos na igreja.

Quando a América entrou a II Guerra Mundial, Norma conseguiu um emprego inspecção paraquedas em uma fábrica de aviões. Lá, ela conheceu James Dougherty, que era cinco anos mais velho que ela. Grace McKee, mãe Norma, em algum momento de acolhimento, dispostos para serem casados. Eles se divorciaram em 1946.

Com o fim da guerra e seus serviços de inspecção paraquedas não precisava mais, Norma começou sua carreira de atriz. Isto é, quando ela adotou o nome Basta. Monroe era o nome da família da mãe. De fato, Marilyn e sua mãe eram descendentes diretos do ex-presidente James Monroe E.U..






Marilyn começou a sua carreira cinematográfica, com partes muito pequenas no Shocking Miss Pilgrim (1947) e Scudda Hoo! Scudda Hay! (1948). Ela mudou-se para papéis maiores em anos perigosos e senhoras do Coro (1949), em que cantou duas músicas. Estes, no entanto, não pagam muito bem, então ela anonimamente posou nua para um calendário de 1949.


As coisas começaram a decolar com The Asphalt Jungle (1950). Apesar de ter jogado apenas uma pequena parte, que impressionou os produtores suficiente para moldá-la em All About Eve. Este clássico estrelado por Anne Baxter como atriz ambiciosa que é recolhido por uma velha estrela (Bette Davis). performance de Marilyn Monroe também foi forte. Isto levou à sua re-assinando com a 20th Century Fox por sete anos. Seu salário foi aumentado de R $ 125 por semana para US $ 150 por semana.


Monroe fez sua estréia como atriz em um filme dramático Don `t Bother to Knock (1952). No filme, um piloto de avião caiu no amor com uma mulher (Monroe), ele viu pela janela. Ela também tornou-se atraída por ele. Levou um tempo para perceber que ela era mentalmente desequilibrado em um caminho perigoso. Baseado em um romance de Charlotte Armstrong, o filme ajudou a estabelecer a reputação de Marilyn como atriz séria.


No ano seguinte, 1953, Monroe apareceu em dois filmes que fez dela uma estrela. Em Gentlemen Prefer Blondes, ela e Jane Russell co-estrelou como cantoras em um cruzeiro transatlântico. Niagara era um filme sobre um casal em lua de mel Niagara Falls. Ambos serviram para tornar símbolo sexual da América Monroe líder. Isso foi reforçado quando a sua imagem tornou-se o calendário de nus centrefold inaugural na Playboy.


Infelizmente, essa fama repentina não lhe Monroe qualquer liberdade criativa adicional. Em 1954, ela foi suspensa pelos estúdios Fox para não aparecer para a filmagem do Pink collants. Ela não tinha sido autorizado para ler o script antes de aceitar o papel.


Este contratempo não abrandar carreira de Marilyn Monroe. Em 1955, ela apareceu em The Seven Year Itch. Este filme incluiu seu famosa cena em que seu vestido foi levantado pelo vento de uma grade de metrô. Nesse mesmo ano, casou-se com o recém-aposentado baseball Joe DiMaggio grande. No entanto, ela se recusou a ceder às suas exigências de que ela desistir de sua carreira e se divorciaram no final do ano.


Depois, Monroe foi suspenso novamente por não aparecer para as filmagens de Como ser muito popular. Ela tinha se cansado de sua typecasting como uma loira burra. Monroe era realmente muito inteligente. Que possuía mais de 200 livros e estudou Literatura na baixa UCLA. Isso mostrou na Bus Stop (1956). Para este filme, Monroe sofreu psicanálise para que ela pudesse compreender-se melhor e, portanto, o papel melhor. Ele trabalhou com o filme recebeu críticas positivas significativas, especialmente pela atuação de Marilyn Monroe. Sua imagem intelectual foi mais reforçada quando se casou com o escritor Arthur Miller (Death of a Salesman, The Crucible).


Infelizmente, problemas pessoais de Marilyn Monroe estava começando a afetar sua carreira. Durante as filmagens de O Príncipe eo Showgirl, para o qual ela também foi o produtor executivo, muitas vezes ela lutou com co-estrela de Laurence Olivier. Ainda pior, ela estava tendo problemas sérios com álcool e comprimidos. Depois que o filme foi filmado, ela teve dois abortos e teve que fazer uma cirurgia ginecológica.


Isso retardou Monroe para baixo por alguns anos. Ela retornou em 1959 com Some Like it Hot. O filme era sobre dois homens, interpretado por Tony Curtis e Jack Lemmon, que testemunham o Dia de São Valentim São Massacre e teve que fugir da cidade para evitar ser morto pela máfia. A única maneira de fazer isso era para disfarçar-se como as mulheres em uma banda só de garotas. O filme foi um sucesso.


Apesar de manter sua carreira, o sucesso do filme não fez nada para ajudar a vida privada de Marilyn Monroe. Após um affair com Yves Montand, que co-estrelou com ela em Let's Make Love (1960), ela se divorciou Miller.


Isso não a impediu de filmar The Misfits (1961), que Miller escreveu. O dia após a filmagem foi concluída, sua co-estrela de Clark Gable teve um ataque cardíaco. Ele morreu onze dias depois. Ninguém sabia na época, mas este também seria o último filme de Monroe concluída.


No ano seguinte, Monroe chamou a atenção do público novamente com seu desempenho? Feliz Aniversário? na gala John F Kennedy aniversário. Havia rumores de patentes que ela estava tendo um affair com o presidente. Alguns rumores também colocou com seu irmão, o procurador-geral Robert Kennedy.
Também em 1962, Monroe começou a filmar Something's Got to Give. Devido a problemas crescentes de Marilyn Monroe com sedativos e álcool, a filmagem ficou muito difícil. Ela muitas vezes perdida por causa de tiroteios doença real ou imaginado. Esta foi custam milhares de dólares Fox. Como eles já estavam perdendo grandes somas de dinheiro com Cleópatra Elizabeth Taylor, eles dispararam Monroe







em junho.

Depois
, parecia que Monroe foi ficando a sua vida juntos. Ela ainda acordou em voltar a casar-se com Joe DiMaggio. No início de agosto, ela foi recontratado para terminar o filme. Quatro dias depois, em 05 de agosto de 1962, ela foi encontrada morta de overdose de sedativos. Foi considerado um suicídio. Ela tinha 36.





Nenhum comentário:

Postar um comentário